sábado, 20 de abril de 2013

Dicas e Segredos para Pães Feitos em Casa



Oi Meninas,

A minha querida amiga Maria Alice me inspirou neste post de pães, porque ela queria saber sobre a cor do pão e eu achei o site do Chef Alex Caputo que trás dicas ótimas. Então, vamos lá!

  
Dicas e Segredos para Pães Feitos em Casa
 (Chef Alex Caputo)



- Nunca coloque toda a farinha pedida na receita, dependendo da temperatura e umidade do dia, do tamanho dos ovos e da qualidade da farinha essa quantidade pode ser excessiva tornando a massa firme demais (dura).
- Uma receita que pede 1 kg de farinha significa que pode ser que use no máximo 1 kg pra fazer a massa, abrir,enrolar, etc.
- As mãos úmidas ou cheias de massa também podem confundir e dar a impressão que está faltando farinha no pão,mas, basta estar com as mãos limpas, bem secas e, principalmente enfarinhadas, que você notará a diferença nas próximas massas que fizer.
- Para iniciar uma massa, deve-se começar a mexer com um garfo e depois que passar para uma superfície enfarinhada, com uma espátula envolta em farinha. Usar as mãos enfarinhadas, só mesmo no momento de sovar.
- Quando for usar a s mãos, aqueça as mesmas com água morna e enxugue, pois elas já começam a ajudar no processo de crescimento da massa.
- A água ou leite que é pedido geralmente morno deve ter uma temperatura quase fria, nunca passando da temperatura do leite que damos aos bebês, pois se estiver um pouquinho mais quente ele destrói o fermento,conseqüentemente, a massa não crescerá.
- Coloque sempre um pouco de açúcar, mesmo nas massas doces, ela ajuda a crescer e deixa a massa com uma cormais bonita.
- Salvo algumas receitas, e nessas está especificado, os ingredientes para massas com fermento de pão devem estar sempre em temperatura ambiente, como os ovos, margarina, etc.
- Para a massa crescer, coloque-a em lugar fechado sem vento e aquecido.
- Pode ser em forno comum já morno, mas com o fogo apagado, ou no microondas, nesse caso coloque a massa em vasilha tampada, ligue o microondas na temperatura mais baixa por 3 minutos. Após desligar, deixe dentro do microondas por mais 10 minutos e a massa estará crescida, se a massa for bem leve, nesses 3 minutos ela crescerá.
- Sempre tampe a massa para crescer com a tampa hermética da vasilha, pano ou saco plástico, pois é excelente.
· O velho truque da vovó para saber se a massa está crescida funciona sim, mas a bolinha de massa que se põe num copo de água, deve estar no mesmo ambiente em que a massa estiver crescendo, por exemplo, se a massa crescer
no forno comum, o copo com a bolinha de massa tem que estar também dentro do forno. A massa estará no ponto,quando a bolinha subir à superfície.
- Outra maneira de ver se a massa está crescida o suficiente é introduzir o dedo 1 cm na massa, se ficar marca, amassa está pronta.
- Unte as formas com margarina ou manteiga onde for assar o pão e polvilhe farinha de trigo, assim fica mais fácil removê-los.
- Se for assar em um refratário de vidro use uma temperatura mais baixa no forno. Isto até economiza.
- Caso o pão doure muito rápido, termine de assa-lo coberto com papel alumínio, sem apertar, sempre com a partebr ilhante voltada para o alimento.
- Pães firmes podem ser embrulhados ao sair do forno, em papel filme transparente para conservarem atemperatura.
- Não deixe o pão esfriar na forma, coloque em uma grade para que respire, senão o fundo fica mole e úmido.
- Pães sem gordura como os italianos devem ser embrulhados e colocados no freezer para sua conservação, pois em temperatura ambiente ele seca e endurece depois de algumas horas.
- Pão congelado é mais fácil de cortar, o que torna possível cortar fatias mais finas.
- Depois de cortado, o pão descongela em apenas 15 minutos na temperatura ambiente.
- Se preferir, pode levá-lo direto do freezer ao forno moderado (180 ºC) por 15 minutos.
- Ainda congelado pode ser levado diretamente na torradeira.

Segredos para cada tipo de casca:
- Brilhante - pincele com um ovo batido misturado com uma colher (sopa) de leite.
- Dourada - pincele com ovo e algumas gotas de café.
- Crocante - pincele com água.
- Macia - pincele com manteiga ou margarina derretida, ou mesmo com óleo, faça isso várias vezes enquanto assa.
- Dura - coloque uma assadeira com água fervente no chão do forno enquanto o pão assa.

Tudo isso e também receitas você encontra aqui.

Bom findi.
Bjs





2 comentários:

Maria Alice disse...

Uauuuuuuu! Nini e suas Artes sim senhor!
Amei as dicas, aquela do pão dourar antes de assar precisava ter aprendido quarta feira passada.Valeu a postagem, beijos

Unknown disse...

Hum adoro um pãozinho,faço os meus na mfp,n tenho força p ficar sovando rsrs Obrigado pelas dicas Bjks

Translate

Pesquisar este blog

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Apenas alguém querendo ajudar.

BLOG NOVO!

BLOG NOVO!
Coisas de Bebê

Meu e-mail:

jesuenice@yahoo.com.br


Quer enviar direto?
Click na imagem.

Arquivo do blog